domingo, 13 de fevereiro de 2011

Torneio do Evento Culminante!

 









No passado dia 8 de Fevereiro realizou-se o Evento Culminante de Basquetebol. Este momento surge no seguimento da Unidade Temática de Basquetebol, segundo o Modelo de Educação Desportiva. Na agenda deste evento estava o torneio final entre as três equipas, a cerimónia de entrega de prémios e a festividade final. Neste texto encontra-se a cobertura jornalística dos jogos do torneio final, sendo que no texto seguinte encontrar-se o foco sobre a entrega dos prémios e festividade. Antes de reportar os jogos, é importante referir que este torneio funcionou por eliminatória, ou seja, com três equipas participantes, no primeiro jogo ocorria a eliminação de uma das equipas e a outra passava para a grande final. O jogo que apurava o outro finalista que defrontaria os “Looney Tunes” (acederam directamente à final devido á vitória no campeonato) na grande final, colocou frente a frete as equipas dos “The Thunders” e dos “Breakers”.
Esperava-se assistir a uma grande partida e que ambas as equipas dessem o seu máximo já que estava em jogo uma presença na final do torneio. A equipa inicial dos “The Thunders” era constituída pelos jogadores João Leite, Maria João e Sara, sendo os suplentes Pedro Lopes, Carolina, Joana e Sofia. A equipa inicial dos”Breakers” era constituída pelos jogadores Daniela, Francisco e Jéssica, sendo os suplentes Joana, Ricardo, Daniel e Breatiz. Durante o jogo a equipa dos “The Thunders” cometeu 3 faltas e a dos “Breakers” cometeu 4.
Na 1ª parte os “The Thunders” tentaram adiantar-se no marcador conseguindo concretizar 2 cestos. Um deles pelo jogador João Leite e o outro pela jogadora Sofia Lascasas. No final da 1ª parte a equipa “The Thunders” liderava o marcador com uma exibição confortável, sendo o resultado de 4-0. Ao intervalo, momento de descanso e de ajuste da táctica, a equipa do “Breakers” estava um pouco revoltada com o tempo de jogo. Mas apesar disso via-se que ambas as equipas tinham vontade de marcar mais pontos, e os “Breakers” precisavam de se apresentar melhor. 
Com o começo da 2ª parte os “Breakers” puseram em campo os seus jogadores mais habilidosos para ver se conseguiam recuperar no marcador. Com alguma dedicação conseguiram chegar ao resultado de 7-6, mas ainda assim favorável aos “The Thunders” e com esse resultado terminou a partida. Apesar da derrota os “Breakers” mostraram grande empenho e espírito de equipa assim como os “The Thunders”. Com este resultado os “The Thunders” passaram à grande final e iriam defrontar os vencedores do campeonato os “Looney Tunes”.

Chegado então o grande momento da final, após uma pausa para retemperar energias e preparar estratégias, o sentimento de ansiedade predominava. As equipas finalistas foram então os “The Thunders” e os “Looney Tunes” em que os merecidos vencedores foram os “Thunders”. O jogo acabou com o resultado 4-10. O jogo foi renhido, tendo os “Thunders” realizado mais passes, mais lançamentos e mais cestos do que os “Looney Tunes”. Os melhores jogadores das duas equipas foram respectivamente João Leite, com 16 bolas recebidas, 9 bolas conquistadas, 6 lançamentos dos quais marcou 3 e Bruno com 1 cesto e também vários lançamentos. O homem do jogo foi João Leite. Durante a primeira parte, quem dominou o jogo, foram claramente os “Looney Tunes” que marcaram dois cestos: um de Bruno e outro Rui Pinto. A primeira parte acabou com resultado de 4-0 para os “Looney Tunes”e as coisas não se afiguravam fácies para os “The Thunders”. Ao intervalo estas eram as opiniões dos capitães:

Carolina: Está difícil. Estamos a tentar ao máximo ganhar.

Rui Pinto: Sensacional. Está a ser fácil.
Na segunda parte, os “The Thunders” puseram em jogo os seus elementos mais fortes, mudaram a sua táctica para o ataque e tiveram sucesso, conseguindo marcar uns incríveis 5 cestos: 2 de João Leite, 2 de Pedro Lopes e 1 de Maria João. Com isso o jogo acabou com um resultado de 4-10. Esta foi uma grande reviravolta no resultado que trouxe grande espectacularidade ao jogo desta final.
É necessário salientar que ambas as equipas tiveram grande fair play e que não houve membros que não jogassem. 

No final do jogo, estas foram as opiniões dos capitães de ambas as equipas:

Carolina: Muito fair-play. Estou orgulhosa da minha equipa, não podia pedir mais deles, deram o seu máximo.

Rui Pinto: Na segunda parte o jogo correu mal devido à falta de elementos da nossa equipa. Não pudemos fazer alterações para manter a frescura e perdemos ritmo. Parabéns aos “The Thunders”.

Parabéns a todas as equipas que participaram no campeonato e no torneio que deixaram uma grande demonstração de união e autonomia!!!
  
Reportagem e Fotografia de: Francisco Oliveira ("Breakers") e Tiago Jardim ("Looney Tunes")

Sem comentários:

Enviar um comentário