domingo, 30 de janeiro de 2011

3º Jornada do Campeonato de Basquetebol 10ºB


A brava turma do 10º B da Escola secundária Abel Salazar continua a sua aprendizagem no basquetebol! Hoje foi a vez dos ‘’The Thunders’’ defrontarem os ‘’Looney Tunes’’, estando a organização logística a cabo dos ‘’Breakers’’.
Decorrido o treino, em que foi notório o espírito de entreajuda dentro das equipas e a manifesta vontade de fazer com que este projecto resulte, foi a altura de começar o jogo, que era o verdadeiro motivo pelo qual se sentia no ar aquele entusiasmo tão grande.
Lançada a bola ao ar, foram os ‘’The Thunders” que a conquistaram. O jogo decorreu sem imprevistos, mas com momentos de emoção, como o facto de terem sido realizados dois lançamentos livres, pelo jogador João Leite, devido a uma falta de contacto físico sofrida pelos “The Thunders”. Apesar da aparente liderança dos “The Thunders”, que estavam bastante presentes no jogo, a primeira parte acabou com um resultado de 10-8 favorável aos Looney Tunes, premiando assim a grande eficácia dos seus jogadores. Foi tempo de intervalo para reajustar tácticas e mitigar o cansaço das duas equipas. A segunda parte, que começou com o João leite, a Joana Pereira e o Pedro Lopes do lado dos ‘’The Thunders’’, e com a Rita Carminé, o Rui pinto, e a Cristiana Sousa do lado dos “Looney Tunes”, decorreu com grande entrega por parte das equipas, pois era o momento de ver quem saltava para a frente do marcador em definitivo. São de louvar os jogadores Bruno Fernandes e João Leite, pelo esforço demonstrado em prol das respectivas equipas, visto terem sido os grandes responsáveis pela pontuação das suas equipas com vários cestos. No entanto a segunda parte foi-se desenrolando sem que nenhuma das equipas se afastasse no resultado, e mesmo mos instantes finais os “TheThunders” empataram a partida. O jogo acabou então com um empate: 20-20!
Para que se encontrasse o vencedor desta jornada tão renhida, recorreu-se á morte súbita em lançamentos livres. Neste momento os nervos e a tensão cresceram entre os jogadores, já que as duas primeiras tentativas de ambas as equipas foram falhadas, até que Rui Pinto marcou um cesto na terceira tentativa, dando a vitória á sua equipa, os “Looney Tunes”. Muita emoção!!!!
No final da partida foi momento de entrevistas aos capitães de equipa, Rui Pinto e Carolina Magalhães.

Jornalista: Achas que a tua equipa esteve bem no jogo e houve fairplay?
Rui: Sim, eu acho que esteve. Apesar de nos faltarem alguns elementos, soubemos manter o ritmo e dosear o esforço. Em relação ao fairplay, a equipa portou-se bem e soube respeitar os adversários.
Carolina: Na minha opinião a minha equipa esteve no seu melhor, não podia pedir mais deles. Mostraram um grande fairplay e muito companheirismo. Estou muito orgulhosa!

Jornalista: Os jogadores da tua equipa que no início da época tinham mais dificuldades, estão a melhorar?
Carolina: Há, sem dúvida, uma melhoria notável principalmente nos jogadores que tinham mais dificuldades. Muitas dessas dificuldades já foram ultrapassadas graças a todos os jogadores da equipa que se mostraram disponíveis e empenhados para se ajudarem mutuamente.
Rui: Sim, pelo menos estamos a fazer de tudo para que aconteça. Mas ainda temos algumas arestas para limar.

Jornalista: Podem-nos já adiantar alguma previsão acerca da classificação final?
Rui: ‘’Prognósticos, só no final do torneio! ‘‘. Mas posso afirmar que estamos bem preparados e lançados para o título!
Carolina: É obvio que os “Looney Tunes” estão com uma boa vantagem mas acho que nada esta decidido e tenho a certeza que a minha equipa vai dar tudo por tudo para chegar ao topo!

E foram as palavras dos capitães babados!
Como referido, foi demonstrado um enorme fairplay, e a atmosfera envolvente era de puro entusiasmo.










E esta foi a terceira jornada do Campeonato de Basquetebol do 10º B, o jogo com a ‘’melhor arbitragem’’ segundo o professor, com uma turma que onde não existe rivalidade, apenas companheirismo e
boa-disposição!

Reportagem e Fotografia de: Beatriz Moutinho ("The Breakers") e Marta Lino ("Looney Tunes")

2ª Jornada do Campeonato de Basquetebol 10º B

No dia 25 de Janeiro realizou-se a segunda jornada do campeonato de basquetebol, confrontaram-se as equipas “Looney Tunes” e “Breackers” saindo vencedores os “Looney Tunes” com uma pontuação de 22-15.
 O jogo de terça-feira foi renhido do início ao fim, tendo a equipa “Breackers” realizado mais passes e os “Looney Tunes” com mais perdas de bola, lançamentos e cestos. Os melhores jogadores das duas equipas foram, respectivamente, o Ricardo e o Bruno. O jogador que mais contribuiu para a vitória da sua equipa foi o Bruno porque com o decorrer do jogo marcou 12 dos 22 pontos conquistados por toda a equipa.
Na primeira parte a equipa “Looney Tunes” teve mais posse de bola, mas quando foram para o intervalo ambas registavam resultados bastante próximos. Durante o intervalo a capitã dos “Breackers”, Daniela, deve ter mudado de estratégia e aconselhado a equipa a concentrar-se mais nos ataques, porque na segunda parte esta teve mais vezes a bola em seu poder, assim como também teve maior número de lançamentos.

Na minha opinião todos os capitães estão a fazer um excelente trabalho com os jogadores da sua equipa, ajudando os que têm mais dificuldades, com os exercícios de aquecimento propostos e com os conselhos que vão sendo dados durante o jogo. Todas as equipas se têm empenhado ao máximo para vencer e melhorar a cada jornada. Neste momento encontram-se duas equipas em primeiro lugar: os “The Thunders” e os “Looney Tunes”, os “Breackers” estão agora em segundo lugar, mas como ainda nada está decidido as posições podem alterar-se por completo. No dia 28 de Janeiro irá realizar-se a terceira jornada, ou seja, o jogo entre os “Looney Tunes” e os “The Thunders”.

Reportagem e Fotografia de : Sara Lino e Sofia Lascasas ("The Thunders") 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

1ª Jornada do Campeonato de Basquetebol 10ºB



Na primeira jornada do Campeonato de basquetebol da turma 10ºB da Escola Secundária Abel Salazar, defrontaram-se as equipas "The Thunders" e "Breakers", saindo vencedores os "The Thunders" pelo resultado de 18-12.
No pré-jogo a expectativa era enorme por ambas as equipas e o nervos eram notórios, mas tudo isto foi ultrapassado com o início do jogo e o seu decorrer, onde as equipas foram-se apercebendo do funcionamento e começaram a conhecer melhor as estratégias opostas. Assim a equipa "TheThunders" entrou melhor no jogo assumindo a liderança da partida rapidamente, obtendo até uma vantagem confortável sobre os "Breakers", estando em destaque João Leite com 4 cestos, marcando assim 8 dos 18 pontos totais da sua equipa.
No entanto a história da segunda parte foi bem diferente,muito por culpa da excelente estratégia que os "Breakers" adoptaram. A capitã dos "Breakers",Daniela, arriscou tudo para esta segunda parte, lançando em jogo os seus elementos mais fortes numa tentativa de recuperção, já que viu que a capitã dos "The Thunders" optou por uma rotatividade de jogadores por estar com uma vantagem confortável. Foi nesta fase que os "Breakers" mostraram a sua tremenda força, aproximando-se dos "The Thunders" no resultado,chegando este a ser de apenas dois pontos de diferença para os  "The Thunders" (14-12). Muito inteligentemente, a capitã dos "The Thunders" lançou de novo as suas peças chave para o jogo, e já com os "Breakers" visivelmente desgastados pelo fantástico esforço de recuperação realizado, voltaram então os "The Thunders" a assumir o comando das operações superiorizando-se por 18-14, terminando assim com a vitória.
Esta é história deste jogo, cheio de emoções fortes e marcado pelo domínio inicial dos "The Thunders" e pela fantástica recuperção dos "Breakers" que honrarm muito bem as suas cores.
Uma palavra final para a equipa "Looney Tunes", que a cargo da organização realizou um excelente trabalho em todas as funções, inclusivé na arbitragem, que se revelou á altura dos acontecimentos.
Neste momento o campeonato é liderado pela equipa "The Thunders", mas a procissão ainda vai no adro e muita coisa pode acontecer, logo a classificação está longe de estar definida.
PARABÉNS A TODA A TURMA PELO EMPENHO!!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Primeiro objectivo: Vitória; Segundo objectivo: Manter a confiança e resistência ao longo dos jogos. Assim se apresentam as Equipas!

“The Thunders”, “Lonney Tunes” e “The Breakers” apresentaram-se com ânimo e espírito conquistador, como pudemos verificar através dos seus hinos, gritos de guerra e mascotes, bem como as palavras de dinamismo proferidas. Foi um momento de desafio, manifestação de forças e intenções!!!! As equipas prometem dar tudo em prol da vitória!!!
Entre todo este clima festivo, decidimos então entrevistar brevemente cada um dos capitães de equipa:
 
J: Carolina, como capitã dos “The Thunders”, que incentivos e tácticas tens proposto aos jogadores da tua equipa?

C: Quero que a minha equipa se divirta, que aprenda, que desenvolva novas capacidades e acima de tudo que ganhe espírito de equipa. Quanto às tácticas não posso revelar nada, é informação confidencial.
  
J: Encontro-me já com outra das equipas: os “Looney Tunes”. 
Rui, qual é o espírito da equipa em relação à pré-época e ao campeonato?

R: A equipa encontra-se a 100% para defrontar qualquer adversário. Acima de tudo, há muita união e esforço por parte de toda a equipa. Em relação ao campeonato encontramo-nos com a máxima força e concentração possível. 
Temos um único objectivo e vamos cumpri-lo custe o que custar !
J: Os “Looney Tunes” têm a perspectiva de atingir o seu objectivo, mas com todos estes adversários tão fortes, conseguirão? Com o decorrer das jornadas veremos mas com certeza que os adversários não vão facilitar!


J: Passo agora a falar com os “The Breakers”: 

Daniela, mediante as características da vossa equipa, porque achas que poderá será tua equipa a vencedora deste campeonato?

D: Estou confiante de que a minha equipa vencerá o campeonato porque temos bons jogadores, pessoas empenhadas que formam uma excelente equipa. São bastante trabalhadores, seguem os conselhos, que cooperam e que se esforçam e esforçarão ao máximo para ser a premiada no final deste grande torneio. Queremos, acima de tudo, mostrar o quão bons somos.

Apenas uma menção honrosa a todas as equipas pelo fantástico empenhamento que têm tido neste início de Época, com fantásticas t-shirts e mascotes (aquele gigantesco "Urso Breaker"), grande criatividade e empenhamento!! PARABÉNS A TODOS!

Reportagem e Fotografía de: Ana Rita e Marta ("Looney Tunes")

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

E começamos oficialmente a Época Desportiva!!!

É oficial... A turma do 10ºB da Escola Secundária Abel Salazar deu início á Época Desportiva de basquetebol.

Apesar de ainda em fase inicial de pré-época, a partir deste momento todos estão filiados a uma equipa, e todos terão que representa-la com todo o orgulho e brio que a vossa equipa merece. Para tal, os capitães de equipa têm um papel fundamental. Assim, para marcar oficialmente este momento inicial os bravos capitães Carolina, Rui e Daniela assinaram os Contratos de Capitão/Treinador diante de todos os atletas. Belo momento!!

Agora, os próximos episódios da época  são de preparação para a primeira jornada, na qual as equipas querem entrar com o pé direito com uma vitória!!  É importante que todos participem com qualidade e que se empenhem em prol da sua equipa.

Digam de vossa justiça e deixem aqui a vossa opinião e espectativas para a vossa equipa e para a Época!!

Boa sorte para todos e uma excelente Época.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Capitão/ Tereinador de Equipa

O Capitão/Treinador é um líder, pelo que só um aluno responsável pode assumir esta função. A responsabilidade, calma e a tranquilidade, são fundamentais na explicação dos exercícios. O capitão /treinador tem também a função de ajudar e orientar todos os colegas no desempenho das suas funções e incentivar e liderar o grupo.

Os Capitães/Treinadores têm a obrigação e o dever de saber o que os elementos da equipa terão que fazer e saber no desempenho dos seus cargos (árbitro, cronometrista, estatístico, oficial de mesa e responsável pelo material/espaço).


  • Na vossa opinião qual a importãncia do papel do Capitão/Treinador?Porquê?
  • Para que o Capitão/Treinador consiga levar a equipa ao sucesso o que deve a equipa fazer?
  • Como descreveriam a função/papel do capitão/Treinador?(agradável/desagradável;desafiante/monótona;fácil/difícil)

Modelo de Educação Desportiva

"O Modelo de Educação Desportiva, desenvolvido por Sidentop (1987), tem como fundamental objectivo formar alunos desportivamente competentes, cultos e entusiastas.
Este modelo integra características do Desporto Institucionalizado, nomeadamente a época desportiva, a filiação (promoção da integração dos alunos em equipas e consequentemente, o desenvolvimento do sentimento de pertença ao grupo), a competição formal, o registo estatístico, a festividade e os eventos culminantes.

"Este modelo vai permitir que ao longo de toda a epoca desportiva assumas diversas funções: Capitão/treinador, Jornalista, Oficial de mesa, Árbitro e Jogador."
in "Manual de Equipa"

  • O que vos agrada mais neste modelo? Porquê?
  • Qual é, na vossa opinião, o papel/importância da equipa? Porquê?
  • Como está a ser o início da vossa Época Desportiva?